domingo, 13 de dezembro de 2009

Softwares Livres para Áudio

Os programas para sistemas operacionais na plataforma Linux estão em constante atualização e aprimoramento, pela forma colaborativa com que se desenvolvem os Softwares Livres. A distribuição Ubuntu é a mais recomendada para utilização de áudio, considerada a mais estável. A maneira mais fácil de se baixar e atualizar programas é com o Gerenciador de Pacotes Sypnatic. Dentro dele, você pesquisa quais aplicativos deseja baixar ou desinstalar e ele já aplica essas mudanças no sistema. Para áudio, os softwares mais utilizados são:

Jack (audio contection kit)

Gerenciador de áudio no Linux, ele direciona tanto a entrada e saída da placa de som para os softwares, quanto os sinais entre os programas que estão rodando dentro do sistema.

Audacity


Editor de áudio multipista, ele possui versões tanto pa
ra Linux quanto para Windows. Ele é recomendado para gravações e edições simples de áudio. Possui bons plugins e funções para processamento de som, como por exemplo, equalização, efeitos, compressores, entre outros. Trabalha com muitos formatos de som, destacando o .ogg, formato livre de compressão.

Ardour

Editor multipista profissional, só funciona com o Jack rodando. Trabalha somente no formato Wav e possui maiores recursos para gravação e edição mais apurada, como para produção sonora, vinhetas e mesmo a montagem de programas. Além dos plugins e das diversas ferramentas para processamento, ele consegue trabalhar com canais auxiliares.

Darksnow


É o software livre utilizado para transmissão Ao Vivo na Web,
principalmente de eventos, Festivais, entre outros. Só funciona com o Jack rodando também, direcionando para ele os sinais que devem encodados. Nele, você configura o codec de áudio e as taxas a se utilizar, os dados de servidor, ponto de montagem, senha e outras informações que deve possuir para realizar o streaming.

Rivendell

É a plataforma mais complexa para a automatização de um veículo de rádio, concentrando o acervo, a montagem de playlists, a geração automática de conteúdo e o player que vai ao Ar, de maneira integrada. Com um servidor em comum, consegue-se ter várias máquinas trabalhando ao mesmo tempo, com o mesmo banco de dados, dinamizando a produção da rádio. Dentro de cada função há especifidades profissionais para se trabalhar com a organização do banco de dados, a reprodução de vinhetas, a mixagem entre as músicas, entre outras diversas funções.

Audacious

É um player prático e simples de se utilizar. Nele, você monta sua lista de músicas, que também é possível salvar, como um documento. Ele ainda possui um equalizador, também com a possibilidade de salvar presets. O único problema é que ele não trabalha com o formato wav.

VLC Media Player

Outro player bastante simples e prático, com uma interface estética menos desenvolvida, mas com a vantagem de ler todos os formatos e áudio e vídeo.

EasyTag

É um software simples que consegue organizar o acervo musical à partir dos metadados, que são as informações que os softwares de áudio lêem, direrente do externo que os usuários enxergam. Nele, você conseguem alterar o nome da faixa, artista, álbum, ano de realização, estilo musical, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário